4 Dicas para escolher a cortina ideal

Saiba como acertar nas cores, modelos, tecidos e altura

Responsáveis por dar um toque final à decoração, as cortinas valorizam os ambientes. Elas têm o papel de equilibrar a intensidade da luz e conservar a privacidade do espaço. São uma ótima opção para cômodos expostos ao sol durante grande parte do dia. Mas como saber qual a cortina ideal para cada espaço? A proprietária da Entre Sedas Decor, Tatiana Ribeiro Martin, reuniu algumas dicas para você acertar na escolha. A loja, localizada em Curitiba (PR), é referência em cortinas, colchas, papéis de parede, persianas e objetos de decoração.

1 – Tecido da cortina

A escolha do tecido depende da função que a cortina vai exercer no ambiente. Espaços como quartos e sala de TV pedem cortinas mais espessas, para proteger o ambiente da luz do sol, trazendo privacidade e aconchego. Os ambientes como hall e sala de estar demandam cortinas mais leves, permitindo a entrada da claridade. Em relação aos tecidos pesados, Tatiana recomenda os xales em veludo e, ao optar por versões mais leves, os xales em seda.

2 – Qual cor escolher?

Na hora de escolher a cor da cortina, o importante é equilibrar com o restante da decoração. Tatiana explica que a cortina não deve conflitar com as paredes e o mobiliário do espaço. “As cores neutras estão em alta na decoração. Desta forma, em um ambiente clean por exemplo, com móveis neutros, um xale com a versão tom sobre tom é sempre bem-vindo”, complementa.

3 – Altura da cortina

Não existe regra para o comprimento da cortina, no entanto cada projeto é único e personalizado, e depende do formato e tamanho da janela. Em geral, recomenda-se que o tecido ultrapasse pelo menos em 20 centímetros para cada lado. As cortinas mais curtas normalmente ficam restritas a ambientes em que não é possível colocar até o chão, ou quando há um móvel no espaço, como um sofá, por exemplo. Neste caso, o uso de persianas é o mais recomendado.

4 – Qual modelo escolher?

Há diversos modelos que podem ser encontrados no mercado. As cortinas franzidas em linho são recomendadas para ambientes modernos. Elas se destacam pelo acabamento e por serem leves. Também podem ser feitas com pregas de vários tipos, entre eles, a prega macho. Neste caso, o volume do tecido se destaca na frente, proporcionando um caimento reto e elegante. Já o modelo wave traz o efeito de onda. Ele pode ser fixado em trilhos duplos, deixando o item mais organizado e elegante.

Sempre atualizada sobre o que existe de mais moderno em produtos e materiais, a Entre Sedas Decor oferece aos seus clientes os últimos lançamentos do mercado no que se refere a cortinas, persianas, papéis de parede e colchas. Entre em contato e saiba mais: 41 3362-7484 ou entresedas@hotmail.com.

Compartilhar

1
COMENTÁRIOS
Felipe Serpa dos Anjos
22 de Março de 2018 às 13:03
Dicas ótimas, obrigado.

Faça um Comentário


  Voltar

Por favor preencha todos os campos

Contato enviado com sucesso

Top